Como chegar aqui:

Departamento de Engenharia de Pesca

Apresentação

 

O Brasil é o único País que reúne todas as condições necessárias para se tornar a grande potencia mundial na produção de pescados, uma vez que conta com 13% da água doce disponível do mundo; 5,0 milhões de hectares de áreas alagadas em reservatórios de hidroelétricas; 8,5 mil quilômetros de costa litorânea e 3,6 milhões de quilômetros quadrados de zona econômica exclusiva.

O Estado de Santa Catarina, apesar de ser considerado o maior produtor de pescados do Brasil (MPA, 2010), destacando-se na produção pesqueira industrial com 157 mil toneladas e na aquicultura com 40 mil toneladas, até 2010, não possuía um curso de graduação em Engenharia de Pesca.

   A Engenharia de Pesca é um ramo multidisciplinar que reúne conhecimentos em ciências exatas, biológicas e engenharias, tendo como objeto os recursos aquáticos no âmbito da extração, cultivo, conservação e biotecnologia.

Com apenas dezoito cursos de graduação no Brasil e, aproximadamente, três mil e quatrocentos profissionais atuando no mercado de trabalho nacional, o Engenheiro de Pesca tem papel fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção sustentável de pescados.

   A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), percebendo o potencial deste segmento e a vocação econômica e cultural da região sul, criou o Curso de Graduação em Engenharia de Pesca no segundo semestre de 2010, lotado no Centro de Educação Superior da Região Sul (CERES) em Laguna. Este é o primeiro curso do gênero nas regiões sudeste e sul do litoral brasileiro.

 

 

 
 
Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES / Rua Cel. Fernandes Martins, 270 - Progresso - Laguna - SC
CEP: 88.790-000 / Telefone: (48) 3647-7900
© 2010-2012 SETIC - UDESC