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Extensão
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PROGRAMAS

 
Programa:Arquitetura na Comunidade
Coordenador:Michelle Souza Benedet
Área Temática Principal:Meio Ambiente
Público Alvo:O público alvo do programa foi a comunidade que se encontra próximas às instalações do CERES, especialmente as desfavorecidas social e economicamente, e a comunidade acadêmica (docentes e discentes) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UDESC. Além das comunidades diretamente envolvidas, a comunidade em geral do município de Laguna estará participando através das ações de divulgação e sensibilização em eventos e programas elaborados pela equipe de extensão no decorrer da implantação do programa.
Resumo:O Programa de Extensão Arquitetura na Comunidade é dividido em três projetos com ações distintas: a) Projeto Planejar e Construir; b) Projeto Conscientizar e; c) Projeto Arquitetura em Revista. O Projeto Planejar e Construir visa à produção de projetos de arquitetura e urbanismo para melhorias nas comunidades desfavorecidas social e economicamente. O projeto Conscientizar promove a educação ambiental na comunidade e da população em geral do município de Laguna. O projeto Arquitetura em Revista visa à publicação de uma revista com o objetivo de divulgar os principais resultados do programa de extensão. Além disso, o Programa Arquitetura na Comunidade integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo e conscientizando com estratégias de educação ambiental.
 

Programa:Do Patrimônio Histórico ao Vestibular
Coordenador:Michelle Souza Benedet
Área Temática Principal:Cultura
Público Alvo:Toda comunidade dos municípios de Imbituba e Laguna
Resumo:Estudar, analisar e divulgar o patrimônio histórico e cultural de Imbituba. Educar culturalmente a população sobre a importância de patrimônios históricos e culturais de sua cidade, incentivando a preservá-los aliado a prática do turismo.
 
 
Programa:Pré-vestibular para alunos da rede pública do município de Laguna e região
Coordenador:Neilson Luiz Ribeiro Modro
Área Temática Principal:Educação
Público Alvo:Estudantes de escola pública, que prestarão o vestibular vocacionado da UDESC para o curso de Arquitetura e Urbanismo, ou demais cursos que exijam tais conhecimentos. Como público interno da Universidade tem-se a presença de 1 professor responsável, 3 acadêmicos bolsistas de extensão e 6 acadêmicos voluntários.
Resumo:O Programa consta da implantação de uma preparação pré-vestibular visando uma complementação das aulas curriculares cursadas nas instituições públicas do município, essas aulas são voltadas para aqueles que pretendem prestar vestibular para o curso de Arquitetura e Urbanismo da UDESC ou outros cursos que exijam os mesmos conteúdos programáticos.
 

Programa:Acervo de um povo: resgate e memória.
Coordenador:Ricardo Neumann/Neilson Luiz Ribeiro Modro
Área Temática Principal:Educação
Público Alvo:2 Instituições Governamentais Federais, 620 Instituições Governamentais Estaduais, 310 Instituições Governamentais Municipais, 205 Organizações de Iniciativa Privada, 21 Organizações Não-Governamentais, 300 Grupos Comunitários, e 2.500 pessoas da comunidade do Perixil, da Micro-região e turistas.
Resumo:O programa pretendeu desenvolver um estudo histórico cultural sobre o povo sambaquiano de forma a compreender como seus aspectos sócio-culturais desencadearam na formação dos sambaquis. Foi focado na conscientização e informação da população para despertar um olhar crítico em torno da importância da história pré-colonial deste sítios. O programa agiu de três maneiras distitntas na abordagem do tema: Uma abordagem visou a conscientização por parte da comunidade Perichil (Local de uma recém descoberta de sambaqui na região de Laguna), uma vez que esta é formada basicamente por pescadores e encontra-se desassistida de informações. O sítio está sujeito as intempéries e ação de degradação humana. Outra abordagem será com discentes da rede de ensino pública e privada da região, expondo a importância da preservação dos sambaquis para formação do patrimônio cultural da cidade. A terceira abordagem será de forma direta na sociedade, agindo em espaços públicos levando informação ao cotidiano dos cidadãos. Esta ação terá uma maior abrangência, atingindo todos os estratos da população.
 
 

PROJETOS

 
 
Projeto:Promovendo ações de prevenção e mitigação de desastres naturais no município de Laguna/SC
Coordenadora:Cristina Benedet
Área Temática Principal:Meio Ambiente
Público Alvo: Funcionários e técnicos da prefeitura municipal de Laguna; integrantes da Comissão Municipal de ensino, agentes comunitários de saúde - ACS, alunos e professores da escola estadual de ensino Básico Ana Godin, Casa Familiar do mar, lideres comunitários.
Resumo: O município de Laguna tem sofrido com ocorrências de eventos naturais extremos, entre eles os mais registrados são os deslizamentos e as inundações. A proposta de extensão Promovendo Ações Comunitárias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais no Município de Laguna visa proporcionar a comunidade de Laguna informações e esclarecimentos a cerca do papel Comissão Municipal da Defesa civil, dos desastres naturais e, também, auxiliar na elaboração das propostas de atividades a serem efetivadas pela comunidade. Para tanto, as ações estão voltadas para a prevenção e mitigação dos desastres naturais por meio da qualificação da população para ações de prevenção, para atuar nas três fases do desastre (anterior, durante e posterior) e para a interação com as atividades da defesa civil. Para tanto, serão capacitados, por meio de cursos e oficinas, os técnicos e gestores públicos municipais, professores da rede municipal, Agentes Comunitários de Saúde, lideranças comunitárias, estudantes e a comunidade em geral. Com essas ações espera-se formar uma população pró-ativa na prevenção e mitigação dos desastres naturais.
 

Projeto:Diagnóstico participativo da ocupação urbana no entorno da laguna no bairro Centro - Laguna, SC.
Coordenadora:Cristina Benedet
Área Temática Principal:Meio Ambiente
Público Alvo:A população envolvida será a comunidade dos bairros Centro. O público potencial compreende a escola municipal e escolas estaduais, associações de pescadores e de moradores. Também estão incluídos os profissionais de instituições públicas (municipais, estaduais e federais), instituições privadas e ONGs que colaboraram com informações e materiais no desenvolvimento da pesquisa.
Resumo:o diagnóstico participativo da ocupação urbana no bairro Centro no município de Laguna-SC, visa diagnosticar os processos de ocupação humana, o desenvolvimento urbano no entorno da laguna. O estudo será voltado para o diagnostico das questões ambientais e da situação urbanísticas como condições que viabilizam a vida da cidade nos seus aspectos sociais, econômicos e ambientais e ao mesmo tempo podem interferir na dinâmica do ambiente marinho costeiro local. Primeiramente, será elaborado a caracterização do bairro a partir de dados e informações relativas as questões sociais, econômicas, populacional e saneamento. Simultaneamente será realizado o levantamento dos aspectos do ambiente físico do bairro e da laguna. Na etapa seguinte iniciará o levantamento de informações e coleta de dados em campo referentes as questões sanitárias, áreas e equipamentos públicos, áreas de preservação e de conservação, áreas industriais, e concomitantemente  se realizará o processo participativo onde a comunidade local participará contribuindo com o conhecimento local sobre as questões expostas acima. Nesta etapa se realizará, ainda, atividades de educação ambiental voltadas para a sustentabilidade da cidade. Posteriormente, os dados serão reunidos, analisados e revistos. Finalmente, será elaborado o relatório de pesquisa.
 


Projeto:Preservando com alegria
Coordenadora:Neilson Luiz Ribeiro Modro
Área Temática Principal:Educação
Público Alvo:Docentes e discentes do CERES (UDESC), rede pública de ensino (Estadual e Municipal) e ONGs.
Resumo:Este projeto propôs utilização de métodos lúdicos (teatro de fantoches) para o ensino de Educação Ambiental. Os personagens e os enredos das histórias serão criados pelos participantes e após esta criação, este material será utilizado através de aplicação de oficinas em escolas da rede estadual e municipal de Laguna – SC. Como as histórias e enredos serão criações próprias buscar-se-á utilizar pontos chaves de questões ambientais locais, bem como da cultura regional, para com isto desenvolver as criações de maneira que o público (alunos das escolas da rede de ensino) possam compreender, e se identificar com as mesmas. Durante as oficinas também serão proporcionadas outras atividades tais como pintura, confecção de fantoches, desenho, sempre com a mesma temática (educação ambiental).
 

Projeto:Cinema de Varal
Coordenadora:Neilson Luiz Ribeiro Modro
Área Temática Principal:Cultura
Público Alvo:Docentes e discentes do CERES (UDESC), membros da comunidade de Laguna-SC, e ONGs.
Resumo:O projetos pretendeu promover e disseminar o cinema nacional em áreas de população carente, buscando uma maior interação deste público com a produção cinematográfica regional, trazendo melhorias na qualidade de vida e valorizando artistas em ascensão. Além de buscar uma opinião fiel dos espectadores sobre a temática, a produção, e a própria criação do projeto universitário, através de pesquisas de opinião e depoimentos; funde-se a idealização de um documentário próprio, que irá demonstrar a evolução e os meios trabalhados nesse processo de inclusão sócio-cultural.
 
 
Projeto:Futebol de salão para o Futuro
Coordenadora:Vitor Pereira Costa
Área Temática Principal: Saúde
Público Alvo: Crianças na faixa etária de 8 a 15 anos
Resumo: Projeto elaborado em 2009, que será Coordenado pelo Professor Vitor Pereira Costa e por um acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, buscando oferecer uma orientação especializada e gratuita à comunidade de crianças na faixa etária de 8 a 15 anos do sexo masculino, para a prática esportiva do futebol de salão da região de Laguna. O Projeto compreendeu as etapas de divulgação do serviço, a etapa de realizar as avaliações físicas previstas antes e durante o processo de treinamento e a etapa de prescriação e controle do treinamento do futebol de salão. O projeto é de grande relevância, pois vai ao encontro de atender uma parte da população no processo de desenvolvimento da criança do ponto de vista da iniciação esportiva universal, promoção da saúde e estilo de vida saudável com a prática regular do esporte coletivo, no caso o futebol de salão.
 

Projeto:Educando com Alegria
Coordenadora:Ricardo Neumann
Área Temática Principal:Educação
Público Alvo:250 Instituições Governamentais Estaduais e 250 Instituições Governamentais Municipais, 20 Docentes, 21 Organizações Não-Governamentais.
Resumo:O projeto propôs a discussão, produção e aplicação de métodos lúdicos (fantoches) para o ensino da Educação Patrimonial. Em 2009 foi desenvolvimento o projeto “Brincando e Aprendendo”, onde, após pesquisas e discussões, criamos uma história em quadrinhos e joguinhos, que puderam ser utilizados como materiais de apoio didático nas séries iniciais para o ensino de História de Santa Catarina e de Laguna. Neste sentido, ainda dentro da Educação Patrimonial, pretendemos dar continuidade ao nosso projeto, visando a criação de um grupo de personagens (fantoches), que enredados por conteúdos de Educação Patrimonial possam servir como uma ferramenta didática para um ensino mais lúdico sobre o Patrimônio material e imaterial de Laguna
 

Projeto:Brincando e Aprendendo
Coordenadora:Ricardo Neumann
Área Temática Principal:Educação
Público Alvo:250 Instituições Governamentais Estaduais e 250 Instituições Governamentais Municipais, 20 Docentes, 21 Organizações Não-Governamentais.
Resumo:O projeto pretendeu discutir e propor forma e procedimentos para o ensino de Educação Patrimonial, bem como produzir um material (um jogo de tabuleiro e uma “revista”, feita de papel sulfite e impressa no computador) que possa ser utilizado por outros alunos da rede pública estadual, tanto como material de apoio para Educação Patrimonial, quanto para o próprio ensino, por meio deste material da história de Laguna nas instituições pública de educação do Estado. Assim nosso projeto pretende compreender a história de Laguna desde os seus primeiros habitantes, os sambaquianos, passando pelos povos indígenas que aqui habitavam, pelos colonizadores lusos, pela presença afro-brasileira e posteriormente pela presença de imigrantes da Europa, até os dias de hoje. Essas informações foram discutidas e trabalhadas através de um olhar sobre a arquitetura de cidade, que desde os sambaquis, ao estilo colonial, ao eclético, ao art deco e hoje a arquitetura vernacular domintante, evidenciam muito da história da cidade. Dessa forma, como já afirmamos, pretendemos através dessa discussão criar formas e procedimentos de repassar a história de Laguna e a Educação Patrimonial, primeiramente às escolas e ONGS da cidade, posteriormente abrindo uma opção de material didático para toda rede pública estadual.
 
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